Recursos da Escola Assessoria de Mobilização de Pais, Prof. e Amigos da Rede Es Notícias da Educação PLANO DE AÇÃO Fale Conosco

Quantidade de Páginas visitadas

Poesia como gênero vivo na escola


É o projeto da professora Rosana Gonçalves Torquato Gallassi, que está participando do Programa de Desenvolvimento Educacional do Estado do Paraná – PDE, turma 2010, que visa utilizar a expressão poética em diferentes textos, para contribuir na elevação do número e qualidade de estudantes leitores do Colégio Estadual Barão do Rio Branco, da cidade de Assaí-Pr.
Elegem-se os alunos da 8º série B do período matutino para participarem do projeto que será desenvolvido através do método criativo que se associa usualmente a prática de caráter artístico, mas que podem converter-se em aquisição de conhecimento quando se processa planejadamente.
Para a implementação do projeto trabalha com poesias clássicas e contemporâneas, procurando valorizar os poetas assaienses, música de compositores da região (Ibiporã) e a tecnologia para dinâmica das aulas.
Recentemente divulgou seu projeto no desfile cívico de 7 de setembro, ressaltando os poetas assaienses, onde alunos carregaram faixas com o nome dos poetas homenageados (Regina Aparecida Goes Tarosso, Ione Maria Kuya, Chrystiane Lopes, Luiz Sérgio Piornedo, Bárbara Lia, Matheus Hermany, Paulo S. Kuya, Wanderley Sueiro, Walerian Wrosz, Terezinha Thomaz e Francisco José Kuya). Estão sendo desenvolvidas muitas outras atividades no Colégio e que serão divulgadas constantemente neste site.
A implementação se encerra em novembro com, o primeiro “SARAU” da Escola Barão, que contará com declamações dos poemas, apresentações musicais, a presença dos poetas assaienses, professores, funcionários, diretores, equipe pedagógica, APMF e pais. 


SARAU
Evento cultural realizado geralmente à noite, em casa particular, pode envolver apresentações musicais, de santo, declamação de poesia, leitura de livros, interpretações teatrais e outras performances artísticas.

Fonte: Sarau. Folha de Londrina, Londrina, 21 de jun.2011. Folha Cidadania, p. 4. 

 


 


Fotos dos alunos com nomes dos Poetas Assaienses no Desfile Cívico de 7 de Setembro CLIQUE AQUI



(Relação Interdisciplinar com a disciplina de Artes)
Profª Larissa na confecção do mural, para fixação dos poemas produzidos pelos alunos. CLIQUE AQUI





Alunos em grupos para organização de versos dos poemas. CLIQUE AQUI

 

 















Validador

CSS válido!

Secretaria de Estado da Educação do Paraná
Av. Água Verde, 2140 - Água Verde - CEP 80240-900 Curitiba-PR - Fone: (41) 3340-1500
Desenvolvido pela Celepar - Acesso Restrito