Recursos da Escola Assessoria de Mobilização de Pais, Prof. e Amigos da Rede Es Notícias da Educação PLANO DE AÇÃO Fale Conosco

Quantidade de Páginas visitadas

O TEXTO POÉTICO EM SALA DE AULA: CONSTRUINDO CAMINHOS PARA A FORMAÇÃO DO LEITOR.


O trabalho está sendo desenvolvido no Colégio Estadual Barão do Rio Branco – E.F.M.P., na cidade de Assaí – Pr, por meio da participação da professora Maria Zélia Bezerra Lopes no Programa de Desenvolvimento Educacional – PDE, turma 2010, com o projeto O TEXTO POÉTICO EM SALA DE AULA: CONSTRUINDO CAMINHOS PARA A FORMAÇÃO DO LEITOR.
Tem como objetivo o incentivo à leitura por meio de textos poéticos e a valorização dos poetas assaienses, sem deixar de trabalhar com os poetas brasileiros em geral, buscando uma aproximação do autor com o leitor, além de trabalhar com músicas de compositores da nossa região, Ibiporã e Londrina, promovendo a valorização do regional. Está envolvida a 5ª B, do período matutino, por querer abranger os alunos que chegam à escola com muita vontade de ler.
Baseado no Método Criativo das autoras Aguiar e Bordini, seguindo as etapas do método, o trabalho teve início com a verificação das carências dos alunos relacionadas à leitura, para então se estudar sobre o que é poesia e as características de um texto poético.
Na implementação do projeto, está utilizando fichas confeccionadas contendo nome dos poetas, foto, vida e obra e alguns poemas. Os alunos leem na sala de aula e levam para uma leitura compartilhada com a família. Assim, podem apreciar os textos poéticos, contagiando, ao mesmo tempo a si e à família. Também eles têm a oportunidade de ler os livros desses assaienses em sala de aula, além de manter contato com os autores. A professora Maria Zélia está em contato com Bárbara Lia, poetisa assaiense que hoje vive em Curitiba, que tem acompanhado todo o processo e participará do encerramento desta implementação conversando com os alunos e fazendo uma exposição dos seus livros. Bárbara Lia tem divulgado no seu blog:www.chaparaasborboletas.blogspot.com (nas datas: 24/08, 07/09 e 14/09) dados e atividades do projeto. Também outro poeta assaiense homenageado, Mattheus Hermanny, editor do site local:www.revelia.com.br tem divulgado o projeto (nas datas: 06 e 07/09).
A docente realizou, também no dia 07 de setembro, durante o desfile cívico, uma divulgação do projeto, ressaltando os poetas assaienses num bloco só do projeto, com alguns alunos carregando faixas com o nome dos homenageados, conforme divulgação feita no site local, acima citado. Foi uma atividade muito gratificante, filhos de um poeta assaiense já falecido, professor Walerian Wrosz, autor no Hino de Assaí, tiraram foto com a aluna que carregava a faixa com o nome dele. Outros poetas presentes no evento também tiraram foto com os alunos. Ao chegarem em frente ao palco, o locutor oficial, leu sobre o projeto e seus objetivos, que foi aplaudido pelos presentes.
Enfim, toda a comunidade assaiense participou e tomou ciência do objetivo do projeto, seja assistindo ao desfile seja lendo o site local, posteriormente. A implementação continua até o mês de novembro, quando acontecerá o encerramento com um Sarau com os homenageados, poetas e compositores, os alunos do projeto, professores, funcionários e alguns convidados, tudo regado a muita poesia e música.
FOTOS CLIQUE AQUI
    

















Validador

CSS válido!

Secretaria de Estado da Educação do Paraná
Av. Água Verde, 2140 - Água Verde - CEP 80240-900 Curitiba-PR - Fone: (41) 3340-1500
Desenvolvido pela Celepar - Acesso Restrito