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PROGRAMA DE LEITURA NO BARÃO


O PRAZER DA LEITURA



OBJETIVO

Incentivar o gosto pela leitura, no sentido de promover a leitura como condição para aprendizagem


JUSTIFICATIVA

Tendo em vista, que mesmo com o IDEB (índice que mede o desenvolvimento da Educação Básica) tenha acrescido de 4,6 para 4,8, as notas referentes a Língua portuguesa tem mostrado baixas, a discussão junto ao coletivo da escola leva a pensar em ações sistemáticas e urgentes para este enfrentamento.
Levando em consideração que a leitura é a base para aprendizagem, na Língua Portuguesa não é diferente, logo, o programa de leitura é a sugestão mais indicada como ação pedagógica para melhorar a todas as disciplinas escolares, principalmente a de Língua Portuguesa.
Em reunião pedagógica do inicio do semestre, após realizada a leitura dos índices do IDEB, foi proposto um programa de leitura. Neste sentido, a proposta é de iniciar o segundo semestre com indicações de leituras que terá seu fechamento no mês de dezembro para posterior avaliação dos impactos nos resultados finais dos estudantes.


CRONOGRAMA:
ATIVIDADES_____________________________________________________________AGOS._____SET._____OUT.___NOV.____DEZ.
Leitura de textos, livros, jornais, entre outros.__________________________________X__________X________X_______X_______X
Concurso interno de produção de textos- tema: Patriotismo e cidadania_______________________X
Participação no Concurso de redação da SANEPAR ________________________________________________X
Participação no Concurso de redação da Maçonaria_________________________________________________________X
Seminário- Tarde literária _______________________________________________________________________________________X


DESENVOLVIMENTO

Para dar inicio ao programa de leitura foi organizado um cronograma de horário ara realização da leitura na escola, no qual o aluno terá um dia da semana para leitura. O material de leitura ficou a cargo dos professores do horário proposto pelo cronograma. As leituras devem respeitar o gosto de seu leitor e o seu nível de compreensão. É de responsabilidade do professor criar estratégias para o seu dia como mediador desta leitura.
O Concurso interno de produção de textos terá a finalidade de criar um novo olhar pela leitura “mais leitura, maior poder de argumentação”. Após a escolha dos melhores textos, no qual será formada uma banca, será proporcionado aos estudantes uma noite de confraternização na pizzaria da cidade com seus familiares.
As leituras serão terão um programa sistemático, onde se inicia no mês de agosto com previsão de término para o mês de dezembro. As Leituras iniciará pelo primeiro dia da semana , no primeiro horário e a cada semana mudará o horário, e quando terminar os cinco horários do primeiro dia da semana, passará para o segundo dia da semana .
É previsto a participação dos estudantes em diferentes concursos de redação com a finalidade de possibilitar ao aluno relacionar a produção escrita à leitura.

AVALIAÇÃO
Os critérios para avaliação da terá como premissa se o aluno se integrou ao programa, a melhora na sua dinâmica para leitura, a interpretação e a qualidade das produções dos textos.
Os estudantes serão observados em seu crescimento como leitor, bem como nas suas produções nas diferentes áreas do conhecimento. Também será considerado o número de livros retirados na biblioteca, para melhor medir a influencia desse programa no seu hábito da leitura. Será observado os gêneros retirados para a leitura, com fins da organização da aquisição de livros para o próximo ano letivo, no qual se respeitará também o gosto do aluno.




















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